top of page

Andaraí - Chapada Diamantina

Atualizado: 28 de dez. de 2020



Uma das 05 cidades satélites ao redor do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Andaraí está cravada no pé da Serra do Sincorá, extamante no centro do parque. Essa localização privilegiada contribuiu bastante para o desenvolvimento da região nos tempos de exploração e comércio de diamantes. O casario do século XIX, assim como o calçamento da cidade feito à pedras, permanece bem preservado até hoje.

Além da rica história que adorna cada detalhe, a cultura garimpeira deixou sua marca registrada no povo de Andaraí: simplicidade, hospitalidade e muita alegria. E todo este capricho ainda é realçado pela natureza, o que torna o lugar mais especial.

A grandeza e o brilho desta cidade deslumbraram não só os povos que vieram atraídos pelo diamante. As antigas estradas construídas pelos garimpeiros para facilitar o comércio de diamantes na Chapada Diamantina, atualmente são trilhas de aventura visitadas pelos amantes da natureza, que vem de diversos lugares do mundo para conhecer este lugar incrível! E no cenário turístico, Andaraí se destaca como porta de entrada para o 3° trekking mais cobiçado no mundo: o Vale do Pati. Além do acesso ao Vale do Pati, a localização ao centro do Parque permite deslocamento com mais rapidez para os diversos atrativos turísticos, fazendo com que o seu roteiro contemple maior diversidade de destinos serem explorados. Sem falar nas opções para terminar o dia com um revigorante banho nas quedas próximas à cidade, que é banhada por diversos rios a uma altitude de apenas 460m acima do nível do mar e reúne em seu entorno uma grande quantidade de cachoeiras.

Quem se hospeda aqui deve se preparar para enfrentar dias ensolarados, mesmo na temporada de inverno.




Para que não falte nada em sua expedição à Chapada Diamantina, confira os serviços e conveniências que Andaraí lhe oferece:

. Restaurantes para almoço e jantar com opções de serviço à la carte e self-service. Deliciosa comida caseira por um preço acessível

. Supermercados, mercearias, casa de frutas com diversas opções dealimentos e lanches naturais e industrializados para a trilha

. Padarias

. Casa de equipamentos de esporte e aventura

. Farmácias

. Banco Bradesco e Casa Lotérica (onde é possível fazer transações bancárias para correntistas do Banco do Brasil e Caixa)

. Serviço de transfer, táxi e moto táxi com carrocinha para bagagem

. Pizzaria

. Patelaria

. Casa de coxinhas

. Tapiocaria

. Sorveteria

. Boteco

. Baiana do acarajé

. “Farmacinha” de licores e cachaças artesanais

. Loja de artesanato

. Posto de combustível

. Guias nativos da região e que exploram a turismo com bastante experiência, inclusive prestando serviços de brigadistas no controle de incêndios

. Hospital e postos de saúde com funcionamento 24h

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page